Carreiras que Inspiram: O Impacto da EMa-Jr na Trajetória de Nossos Ex-Membros
Conheça o caminho percorrido por ex-membros da EMa Jr e como suas vivências na empresa júnior os ajudaram a alcançar grandes oportunidades na indústria.


Por que EMa-Jr?
Entrar no mercado de trabalho pode ser um grande desafio para qualquer estudante. Mas e se houvesse um caminho que facilitasse essa transição, proporcionando experiências práticas, desenvolvimento de habilidades e um forte networking? Para muitos, a resposta foi a EMa Jr.
Ao longo dos anos, diversos talentos passaram pela empresa júnior e, hoje, ocupam posições de destaque em grandes empresas do setor. A vivência na EMa Jr não apenas complementou a formação acadêmica, mas também preparou esses profissionais para os desafios da indústria, acelerando seu crescimento e abrindo portas para oportunidades únicas.
A seguir, conheça algumas dessas trajetórias e veja como a participação na EMa Jr fez a diferença na carreira de nossos ex-membros.
Gabriel Corrêa
Engenheiro de Desenvolvimento de Processos- EMBRAER


"Não existe experiência melhor na graduação do que a empresa júnior."
Fiz parte da EMa-Jr durante os primeiros quatro anos da minha graduação. No quinto, decidi focar no estágio para aplicar os conhecimentos adquiridos.
Sempre ouvi que "Empresa Júnior não é igual empresa sênior", e isso é uma grande verdade. Mas o objetivo do MEJ nunca foi replicar as empresas que já existem. Se fosse, onde estaria a inovação? Onde estaria a oportunidade de questionar modelos estabelecidos e desenvolver soluções para as carências do mercado?
Na minha opinião, a empresa júnior é a melhor oportunidade para se desenvolver, criar conexões e assumir o controle da própria carreira. É o primeiro contato com diversas soft skills que, até então, não tivemos a chance de aprender.
A empresa júnior ensina a mirar alto e acertar alto.
Se eu pudesse dar um conselho para quem está começando a graduação, seria: faça parte da EMa-Jr. Não apenas para conquistar um bom estágio, mas para ampliar sua visão e descobrir o melhor caminho a seguir.
Jéssica Nadolni
Gente e Gestão- AMBEV


“Minha jornada na Ema-Jr foi transformadora.”
Minha experiência na EMa-Jr foi fundamental para meu desenvolvimento profissional. A vivência na empresa júnior me permitiu desenvolver habilidades essenciais, como liderança, comunicação e me ensinou muito sobre visão sistêmica e conexão com o mercado. Além disso, aprendi a lidar com desafios reais do mercado, o que me trouxe uma visão mais estratégica e proativa. O networking também foi um grande diferencial, abrindo portas e facilitando minha transição para o mercado de trabalho.
Fico feliz em ver a EMa-Jr seguindo firme no propósito de impactar a formação dos estudantes!
Lucas Monteiro
Diretor de Produto- BENEQ


"Não tenho como separar a influência da EMa onde estou hoje profissionalmente.”
Trabalhei na EMa na área de Marketing. Na época, criei um website e participei principalmente da organização de eventos (incluindo o Ponta Jr – encontro de empresas juniores) e da criação de materiais de divulgação. Esse foi meu projeto de trainee (a criação de um vídeo para divulgar ações sociais) quando entrei na EMa: https://www.youtube.com/watch?v=NrQdMeUE_TI.
A EMa me proporcionou uma perspectiva muito diferente da acadêmica. Participar de projetos com pessoas de diferentes anos ajuda no processo de amadurecimento. Por exemplo, quanto mais próximo da graduação, maior o foco em conseguir emprego, e era interessante ver esse foco enquanto eu ainda estava no segundo ano. Outra questão é o clima da empresa e sua hierarquia. Alguns processos vieram de gestões anteriores, e sempre foi interessante aprimorar as coisas de maneira permanente. Os testes de recrutamento de novos trainees, entrevistas e currículo forneceram uma base sólida para a busca por emprego.
Com a EMa, pude participar como coordenador de negócios do Ponta Jr, o que significava conseguir patrocínios. Foi uma experiência muito interessante: fazer o pitch de vendas para empresas e conseguir arrecadação para o evento, incluindo a negociação de descontos com fornecedores.
A EMa oferece uma experiência enriquecedora que complementa a trajetória acadêmica. Além disso, traz uma perspectiva diferenciada para o currículo, demonstrando que você não apenas cursou a universidade, mas também participou de atividades extracurriculares.
A EMa certamente aprimorou minhas habilidades para participar de entrevistas de emprego. Com isso, consegui meu primeiro emprego na Renault do Brasil, onde trabalhei primeiro como externo e depois como efetivo. Após pouco mais de três anos, conquistei um emprego na Beneq como engenheiro de produto. Hoje, sou diretor de produto e engenharia da unidade de semicondutores da Beneq.
Na Beneq, desenvolvemos e montamos equipamentos usados para atomic layer deposition, uma das etapas cruciais na fabricação de semicondutores. Certamente, não há como separar a influência da EMa na minha trajetória profissional até aqui.
Larissa Bach
Engenheira Analista- Continental


“Minha jornada na Ema-Jr foi transformadora.”
Entrei para esse time incrível logo no primeiro ano do curso, e posso dizer que foi a melhor escolha que fiz! Comecei na diretoria de Projetos e, desde o início, tive experiências enriquecedoras ao conhecer na prática os ensaios e análises de materiais. Dois anos depois, me tornei diretora de Projetos. Eu já achava que tinha vivido uma experiência incrível como colaboradora, mas descobri que ser líder foi um passo que contribuiu imensamente para minha vida pessoal e profissional
Ser empresária júnior despertou em mim o entendimento sobre "viver um propósito". Isso me permitiu desenvolver uma comunicação eficaz com as pessoas, aprimorar o trabalho em equipe, resolver problemas com habilidade e cultivar a empatia. Além disso, tive a oportunidade de conhecer mais de perto o setor industrial e entender a importância de colocar o cliente como prioridade em nossos serviços.
Durante minha trajetória na Ema-Jr, aprendi que pessoas são movidas por propósitos, e isso as torna mais engajadas em entregar resultados de excelência. Essa percepção foi fundamental para o sucesso dos nossos projetos e para o crescimento do time como um todo.
Ao assumir a diretoria de Projetos, consegui integrar a diretoria de Qualidade ao nosso time. Compreender mais sobre a Qualidade do Produto e do Projeto me destacou nos processos seletivos para estágio. Meu estágio foi na área de Qualidade de Produto e Processo no laboratório de Qualidade da Continental, e a Ema-Jr me ajudou muito a realizar análises mecânicas e a utilizar ferramentas de qualidade para solucionar problemas.
Além disso, desenvolvi habilidades de gestão de projetos durante minha experiência na Ema-Jr, e essas habilidades têm influenciado minha carreira até hoje. Atualmente, trabalho como gestora de projetos de engenharia e utilizo constantemente meus conhecimentos em organização, gestão de tempo e análise crítica para garantir o sucesso dos projetos que lidero.
Em resumo, minha jornada na Ema-Jr foi transformadora. Ela me preparou não apenas para os desafios profissionais, mas também para crescer como pessoa. Sou muito grata por todas as oportunidades e aprendizados que tive durante esse período